Sobre
os Curadores

About
the Curators

Curadores DOBRA | DOBRA Curators

Cristiana Miranda

Cristiana Miranda é cineasta e pesquisadora no campo das artes da imagem, fotografia e cinema. Doutora em Artes pela UERJ (PPGARTES/UERJ), com período sanduíche na Universidade Mandume ya Ndemufayo na cidade de Lubango, Angola (2018-2019; bolsa CAPES). Como curadora, organiza o DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental e realizou a exibição Poly Visions: Meditations On The Uncertainties Of Language (2016; Nantes/França). É restauradora de cinema, tendo trabalhado na restauração de filmes brasileiros em projetos de restauração fílmica na Cinemateca do MAM-RJ e na Filmoteca de la UNAM, Cidade do México. Em 2017, foi agraciada com uma retrospectiva de seus filmes na Cinemateca do MAM-RJ. Participou de diversos festivais, mostras e exposições incluindo o Crossroads Film Festival (2019; Cinemateque of the San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco/EUA). Como pesquisadora, tem participado de eventos artísticos-científicos incluindo o 26º Encontro da Anpap (2017) e o SOCINE (2019). Sua investigação artística no cinema volta-se para a experiência da revelação manual do filme e as consequências materiais e sensíveis desse processo.

Cristiana Miranda is a filmmaker and researcher in the field of the arts of image, photography and cinema. Doctor in Arts at UERJ (PPGARTES/UERJ), with a sandwich period at the Universidade Mandume ya Ndemufayo in the city of Lubango, Angola (2018-2019; CAPES scholarship). As curator, she organizes DOBRA – Int’l Experimental Film Festival and held the exhibition Poly Visions: Meditations On The Uncertainties Of Language (2016; Nantes/France). She is a cinema restorer, having worked in the restoration of Brazilian films in projects at Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro and at Filmoteca de la UNAM in Mexico City. In 2017, she was presented with a retrospective of her films at Cinemateca do MAM-RJ. She took part in several festivals, retrospectives and expositions including the Crossroads Film Festival (2019; Cinemateque of San Francisco Museum of Modern Art, San Francisco/USA). As a researcher, she has participated in artistic-scientific events including the 26th Encontro da Anpap (2017) and SOCINE (2019). Her artistic investigation in cinema turns to the experience of manual film development and the material and sensitive consequences of this process.

Lucas Murari

Lucas Murari é pesquisador de cinema experimental e arte de vanguarda. Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. É membro fundador da plataforma RISCO Cinema e um dos curadores do DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na ECO/UFRJ sobre cinema de vanguarda no Brasil.

Lucas Murari is a researcher in experimental cinema and avant-garde art. Doctor in Communication and Culture at the Federal University of Rio de Janeiro, with a stage at the Sorbonne Nouvelle University – Paris 3. He is a founding member of the RISCO Cinema project and one of the curators of DOBRA – Int’l Experimental Film Festival. He is currently fellow researcher at the School of Communication (UFRJ), where he studies avant-garde cinema in Brazil.

Luiz Garcia

Luiz Garcia é doutor e mestre pelo PPGCOM/UFF. Membro do KUMã – Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som-UFF, onde foi coidealizador do projeto Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos. Curador do DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental desde 2017 e da plataforma RISCO Cinema desde 2015. Curador e produtor da mostra Cinema de Invenção (2017; RJ). Curador da Mostra Maricá – Cinema & Memória (2017; Maricá/RJ) e da mostra Kafka e o Cinema (2016; CAIXA Cultural). Curador do festival de cinema Curta-SE (Aracaju/SE). Designer gráfico, atuando nos festivais de cinema CineFOOT e CINEESPORTE (2016; Rio de Janeiro/RJ), no Araribóia Cine (Niterói/RJ), na Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul (2013) e no 4º Festival de Cinema do BRICS (2019). Participou também na produção de curtas e longas metragens.

Luiz Garcia is doctor and master by PPGCOM/UFF. Member of KUMã – Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som-UFF, where he co-created the project Invent with Difference: Cinema, Education and Human Rights. Curator of DOBRA – Int’l Experimental Film Festival since 2017 and of the RISCO Cinema project since 2015. Curator and producer of the film retrospective Cinema de Invenção (2017; RJ). Curator of Mostra Maricá – Cinema & Memória (2017; Maricá/RJ) and of the film retrospective Kafka e o Cinema (2016; CAIXA Cultural). Curator of the film festival Curta-SE (Aracaju/SE). Graphic designer, have been worked at the CineFOOT and CINEESPORTE film festivals (2016; Rio de Janeiro/RJ), at Araribóia Cine (Niterói/RJ), at Film and Human Rights Exhibition (2013) and at the 4th BRICS Film Festival (2019). Luiz Garcia also participated in the production of short and feature films.

CURADORES CONVIDADOS | INVITED CURATORS

Nicole Brenez

Nicole Brenez é historiadora e teórica do cinema. Professora da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e da FÉMIS. Suas pesquisas estão ligadas ao cinema político e experimental. Participou das organizações de textos de Jean Epstein, Masao Adaichi e Edouard de Laurot. Com o cineasta Philippe Grandrieux, fundou a coleção “É Possível Que A Beleza Tenha Fortalecido Nossa Determinação”, série de retratos de cineastas revolucionários esquecidos ou negligenciados pela história do cinema. Desde 2015 tem colaborado nos filmes de Jean-Luc Godard. Nicole Brenez também atua como curadora na Cinemateca Francesa. Seu último livro “Manifestations: Écrits politiques sur le cinéma et autres arts filmiques” foi lançado em 2020.

Nicole Brenez is a historian and film theorist. Professor at the Sorbonne Nouvelle University – Paris 3 and at FÉMIS. Her researches are linked to political and experimental cinema. She organized books with texts of Jean Epstein, Masao Adaichi and Edouard de Laurot; and with the filmmaker Philippe Grandrieux, she founded the collection “It May Be That Beauty Has Strengthened Our Resolve”, a series of portraits of revolutionary filmmakers forgotten or neglected by the history of cinema. Since 2015 she has collaborated in the movies of Jean-Luc Godard. Nicole Brenez also works as curator at the French Cinematheque. Her last book “Manifestations: Écrits politiques sur le cinéma et autres arts filmiques” was released in 2020.

Mónica Delgado

Mónica Delgado é comunicóloga e crítica de cinema de Lima, Peru. Mestre em Literatura com ênfase em Estudos Culturais pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Graduada em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo. Codiretora da revista especializada em cinema independente e experimental Desistfilm.com. Produz críticas de cinema desde 1998 para diversos veículos de imprensa locais e internacionais. Foi diretora do Cine Club del Centro Cultural de la Universidad de Ciencias y Humanidades. É colunista do site jornalístico Wayka.pe.

Mónica Delgado is a communicologist and film critic from Lima, Peru. Master in Literature with an emphasis on Cultural Studies at the Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Graduated in Social Communication, with specialization in Journalism. Co-director of the magazine specialized in independent and experimental cinema Desistfilm.com. She has produced film reviews since 1998 for different local and international press medias. She was director of the Cine Club del Centro Cultural de la Universidad de Ciencias y Humanidades. She is also columnist for the journalistic website Wayka.pe.

José Sarmiento Hinojosa

José Sarmiento Hinojosa é comunicólogo, programador, curador e crítico de cinema de Lima, Peru. Está cursando o mestrado em História e Curadoria de Arte na Pontificia Universidad Católica del Perú. Bacharel em Ciências e Artes da Comunicação. Codiretor da revista especializada em cinema independente e experimental Desistfilm.com. Programador e curador do MUTA – Festival Internacional de Apropiación Audiovisual. Participou do Berlinale Talents 2014 e do Images Research Forum 2020.

José Sarmiento Hinojosa is a communicologist, film programmer, curator and film critic from Lima, Peru. He is doing a master’s degree in History and Art Curation at the Pontificia Universidad Católica del Perú. Bachelor of Science and Communication Arts. Co-director of the magazine specialized in independent and experimental cinema Desistfilm.com. Programmer and curator of MUTA – International Festival of Audiovisual Appropriation. He also took part in Berlinale Talents 2014 and in the Images Research Forum 2020.

O EXTERIOR
L’OUTREMER
de Florian Maricourt. França, 2019, 6’51’’

Sinopse | Synopsis
« O Exterior » é outro poema filmado em um celular. É diurno, litorâneo, avança nas pedras, em frente ao mar, machuca os olhos, é tudo o sol, tudo em ondas, tudo em areia.
« L’outremer » is another poem filmed on the phone. It is diurnal, coastal, it advances on the rocks, in front of the sea, it hurts the eyes, it is all the sun, all in waves, all in sand.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Montagem, Desenho de Som, Produção | Direction, Cinematography, Film Editing, Sound Design, Production: Florian Maricourt
Som, Trilha Sonora Original | Sound, Original Soundtrack: Florian Maricourt, Gabriel Bristow

Contato | Contact
fmrt@protonmail.com

OI, BONITA
HELLO, BEAUTY
de Nikki Milan Houston. Estados Unidos, 2020, 6’05’’

Sinopse | Synopsis
Voltei para a cidade que achei que conhecia – Los Angeles. Meu único salvador acabou sendo um gravador de áudio. Clique. Comece. Brilho de luz vermelha. Usando pontas curtas de 16mm, saí com meu DP enquanto as ruas estavam vazias e, durante cinco dias, tentei capturar a beleza solitária. Por sua vez, eu me encontrei. Aqui está minha carta de amor para o lugar que aparentemente eu não consigo abalar.
I came back to the city I thought I knew — Los Angeles. My only savior became a tape recorder. Click. Start. Red light glow. Using short ends of 16mm, I went out with my DP while the streets were empty, and tried to capture the lonely beauty in five days time. In turn, I found myself. Here is my love letter to the place I can’t seem to shake.

Equipe | Crew
Direção, Som, Montagem, Design de Som, Produção | Direction, Sound, Film Editing, Sound Design, Production: Nikki Milan Houston
Fotografia | Cinematography: Andrea Calvetti

Contato | Contact
nikkimilanhouston@gmail.com

RECOMPENSA
BOUNTY
de Juana Robles. Suíça / Irlanda, 2020, 8’54’’

Sinopse | Synopsis
Encontrando um velho amigo em Berne, Suíça, para uma caça às luzes e alegrias das noites do final do verão há muito passadas.
Catching up with an old friend in Berne, Switzerland for a hunt on the lights and enjoyments of long past late summer nights.

Equipe | Crew
Realizado e produzido por | Directed and produced by Juana Robles.

Contato | Contact
jrobles@gmx.net