Sessão RAGTAG

Longa-Metragem
RAGTAG

Curadoria_ Cristiana Miranda e Lucas Murari

________________

29/ SET | 17h10_ Cinemateca do MAM-RJ
> Sessão seguida de conversa com Hernani Heffner

07/OUT | 18h_ CCSP

________________

“RAGTAG” (2022), o primeiro longa-metragem de Giuseppe Boccassini, representa uma incursão pelo universo do cinema noir. O filme mergulha na multiplicidade dessa filmografia ao compilar e articular trechos de 310 obras realizadas entre 1912 e 1959. Nesse processo, Boccassini destaca a potência dos gestos e a recorrência de elementos formais que caracterizam esse estilo cinematográfico. “Ragtag” aborda o cinema noir de maneira abrangente, explorando tanto sua manifestação mais tradicional, relacionada à produção norte-americana clássica concebida entre as décadas de 1940 e 1950, quanto algumas variações mais livres. Por meio dessa fusão criativa de sequências e narrativas, o longa-metragem propõe uma aproximação poética com uma história do cinema em particular. Nas palavras de Boccassini: “O filme noir é essencialmente uma forma de enxergar o mundo, uma perspectiva sobre a vida e a existência humana que transcende gêneros, sendo contextualmente aplicável como uma marca estética”.

Cristiana Miranda
Lucas Murari
Curadoria

________________

RAGTAG
de Giuseppe Boccassini.
Alemanha-Itália-França, 2022, 84’

Sinopse_ “RAGTAG” é uma colagem cronológica criada a partir de centenas de imagens de filmes da chamada era clássica do cinema americano, que os críticos franceses dos anos 1950 rotularam como filme noir. O trabalho de decupagem realizado neste projeto cobre cerca de vinte anos, ou 310 filmes noir, contemplando desde o início dos anos 1940 até o final dos anos 1950, incluindo também algumas obras de produção estrangeira.

O noir remonta às tradições da literatura gótica, da ficção de Herman Melville e de Edgar Allan Poe. Mais tarde, o gênero demonstrou afinidade com a tradição fervorosa de Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain. Foi caracterizado por um estilo visual sombrio, inspirado principalmente no expressionismo alemão, que foi trazido para Hollywood com o fluxo de emigrantes alemães durante a Segunda Guerra.

No entanto, o filme noir é essencialmente uma forma de olhar o mundo, uma visão da vida e da existência humana que pode se enquadrar em qualquer gênero. É uma combinação da criatividade ianque e da atmosfera pós-Segunda Guerra Mundial de medo e paranóia devido à morte de Deus, à perda da segurança insular e do significado das coisas. Retrata uma inversão dos valores tradicionais e a correspondente ambivalência moral, o Red Scare (Ameaça Vermelha) e a ameaça nuclear, o fascínio pelo crime, thriller, suspense, western, aventura, terror, melodrama e ficção científica. Ao trabalhar com esta herança, “RAGTAG” utiliza várias técnicas, como o flicker e a repetição, para alcançar o chamado Verfremdungseffekt (efeito de distanciamento), comum à tradição cinematográfica experimental mais ampla de found footage. Ao fazê-lo, a intenção não é utilizar estas imagens num contexto documental ou ilustrar uma narração baseada em evidências. Pelo contrário, como um extenso retrato histórico da psique humana do século XX e da sua paisagem sombria do pós-guerra, o filme permite que o passado e o futuro sejam inscritos num gesto presente. Como um ato de destruição e recriação perpétuas, uma espécie de ouroboros, um devorador de caudas que vagueia no limiar entre a história e o desejo, o visível e o invisível, a luz e a sombra.

Equipe_ Direção e realização: Giuseppe Boccassini

Sobre x artista_ Giuseppe Boccassini é um cineasta italiano que trabalha principalmente na Alemanha e na Itália. Estudou teoria do cinema na Università di Bologna e direção de cinema na NUCT – Nuova università del cinema e della televisione, localizada em Cinecittà, Roma, Itália. Seu trabalho foi exibido em vários festivais de cinema e exposições internacionais, incluindo FID Marseille, Edinburgh International Film Festival, Ji.hlava International Documentary Film Festival, Torino Film Festival, FestCurtasBH (Brasil), Crossroads SF, entre outros. Boccassini é responsável pela programação do Fracto Experimental Film Encounter, realizado anualmente na ACUD macht neu, em Berlim, Alemanha.