Classificação Indicativa: 12 anos. Formato de Exibição: Digital.

23-25/09 [seg.-quarta-feira]

/ WORKSHOPS
UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Laboratório fotográfico do Curso de Comunicação

Experimentações em 16mm, filmagem e processamento colorido,
com Cristiana Miranda (Rio de Janeiro)

Improvisando em (uma) contact printer: impressão de imagens 16mm, com Richard Tuohy and Dianna Barrie (Melbourne)

25/09 [quarta-feira]

/ ABERTURA
Galpão Ladeira das Artes
(Rua Conselheiro Lampreia, 225 – Cosme Velho, RJ)

20h | Bodies in Space – Programa Especial Nanolab
Exibição em 16mm

A Mão de Etienne (Etienne’s Hand),
de Richard Tuohy. Austrália, 2011, 13’, 16mm

Pancoran, de Richard Tuohy e Dianna Barrie.
Austrália, 2017, 9’, 16mm

O Último Trem (Last Train), de Dianna Barrie e Richard Tuohy.
Austrália, 2016, 12’, 16mm

Baixa Visibilidade (Low Visibility), de Richard Tuohy
e Dianna Barrie. Austrália, 2019, 11’, 16mm

China não China (China not China), de Richard Tuohy
e Dianna Barrie. Austrália, 2018, 14’, 16mm

21h30 | Programa Especial de Abertura

Pena Verde, de Louise Botkay. Brasil, 2019, 5’55’’

Viva Jonas!, de Ж. Brasil, 2019, 2’20’’

Stakra, de Sara Sara Bonaventura. Itália, 2017. 4’50’’

Pienkaupunkisinfonia: 96100-97690, de Panu Johansson.
Finlândia, 2018, 10’49’’

Malogro, de Moira Lacowicz.
Argentina, 2019, 3’37’’

Entretantos, de Sue Durden.
Brasil, 2018, 1’53’’

Buscando a luz / Caminhos de luz
(Buscando la luz / Caminos de luz), de Rrose Present.
Espanha, 2018. 4’03’’

Neptuno, de Ernesto Baca.
Argentina, 2019. 2’41’’

Tupinambá Lambido, de Lucas Parente.
Brasil, 2018, 10’49’’

Cosmos Obscura, de Kate Balsley
& Irina Escalante-Chernova. Estados Unidos, 2018, 4’

26/09 [quinta-feira]

/ FESTIVAL
Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

(Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, RJ)

18h | Permanecendo com o problema:
resistências ecológicas

A Fábrica, de Muriel Paraboni. 
Brasil, 2018. 7’20’’

Derrubada não!, de yann beauvais.
França/Brasil, 2019. 23’27’’

Athabasca, de Michel Wenzer
& Philippe Leonard. Suécia, 2019. 12’

Olhe bem as montanhas, de Ana Vaz.
Brasil, 2018. 30’

19h30 | Ritos para um novo cotidiano:
etnografias sensoriais

Resistir Existir, de Lívia Sá. Brasil, 2019. 5’12’’

Florescendo (Blooming), de Lingyun Zheng.
China, 2019. 13’10’’

Água Forte, de Mónica Baptista.
Portugal, 2018. 15’15’’

Obatala Film, de Sebastian Wiedemann.
Nigéria, 2019. 7’

Hanoi, Old Quarter, de Priscyla Bettim e Renato Coelho.
Brasil, 2017. 3’45’’

Kopacabana, de Marcos Bonisson e Khalil Charif.
Brasil, 2019. 13’33’’

20h30 | Performance

Dot Matrix, performance de Nanolab (Austrália),
integrado por Richard Tuohy e Dianna Barrie. 16’. – 16mm

27/09 [sexta-feira]

17h30 | Percorrendo paisagens e lembranças:
memória e subjetividade

Elegia / daí viemos (Elegy / whence we came),
de Alex Faoro. Estados Unidos, 2019. 14’08’’

Uma história de terra natal – do outro lado do estreito  
(A homeland story: across the strait), de Chun-yu Liu.
Grã-Bretanha, 2019. 9’57’’

/ˈɪəri/, de Remy Ryumugabe. Ruanda, 2017. 11’35’’

Templo da Verdade (Temple of Truth), de Giuseppe Boccassini.
Estados Unidos, 2018. 15’

A Bala de Sandoval (La Bala de Sandoval), de Jean-Jacques Martinod. Equador, 2019. 17’10’’

Mar azul (Mer Bleue), de Cecilia Araneda.
Canadá, 2019. 3’50’’

19h | Tecer as linhas do mundo:
poesia visual e abstração

Buscando a luz / Caminhos de luz
(Buscando la luz / Caminos de luz),
de Rrose Present. Espanha, 2018. 4’03’’

Clinamen, de Carla Porroni.
Argentina, 2019. 3’

Neptuno, de Ernesto Baca.
Argentina, 2019. 2’41’’

Flujo I, de Ernesto Baca.
Argentina, 2019. 3’43’’

Flujo II, de Ernesto Baca.
Argentina, 2018. 4’30’’

Poema Visível, de Membrana Experimental Fiat Lux.
Brasil, 2019. 5’36’’

Nostalgia Mar, de Dave Walls.
Paraguai, 2018. 3’10’’

Spectrum, de Jeroen Cluckers.
Bélgica, 2019. 3’24’’

O último dia da borboleta lua
(Le dernier jour du papillon lune),
de Guillaume Vallée. Canadá, 2019. 4’52’’

Dança de um Humilde Ateísta (Dance of a Humble Atheist),
de Hun Ping Toh. Singapura, 2019. 17’30’’

20h30 | Performance

Água [Bondade], performance de Membrana Experimental Fiat Lux (Brasil/Argentina), integrado por Leila Monségur e Romulo Alexis. 30’

28/09 [sábado]

15h30 | Invenção de Linguagens
e Poéticas da Materialidade

Stakra, de Sara Sara Bonaventura.
Itália, 2017. 4’50’’

Visão da Montanha (Mountain View),
de Markus Maicher. Áustria, 2018. 2’40’’

Retrato de uma Nação (Portrait of a Nation),
de Victor Arroyo. Canadá, 2019. 11’

Senhor Bailey (Sir Bailey), de Matthew Ripplinger.
Canadá, 2018. 7’54’’

Paralelo | Eixo (Parall | Axe), de Maxime Hot.
França, 2018. 6’33’’

Uma velocidade mais lenta da luz (A slower speed of light),
de Stuart Pound. Reino Unido, 2019. 5’56’’

Lamber Cada Gota (Lick Every Drop),
de Moira Lacowicz e Leonardo Zito.
Argentina, 2019. 6’

Insonoro (Unsound), de Vivian Ostrovsky.
Estados Unidos, 2019. 3’54’’

Juno, de Mariana Dianela Torres.
México, 2017. 4’30’’

Vazios Habitados, de Duo Strangloscope
(Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting)
+ Felipe Vernizzi + Rodrigo Ramos.
Brasil, 2018. 21’04’’

17h30 | Engajamentos Cinematográficos

Lugar Fóssil, de Florencia Levy.
Argentina, 2019. 15’

Mais triste que chuva num recreio de colégio,
de Lobo Mauro. Brasil, 2018. 13’57’’

Campo do Infinito (Field of Infinity),
de Guli Silberstein. Grã-Bretanha, 2018. 5’22’’

Uróboros, de Antonio Arango.
México, 2018. 8’58’’

Dança Fantasma (Ghost Dance), de Emilia Izquierdo.
Grã-Bretanha, 2019. 5’

Em Guerra com o Céu (At War With the Sky),
de William Randall. Estados Unidos, 2018. 10’

Rasga Mortalha, de Thiago Martins de Melo.
Brasil, 2019. 13’

19h30 | Performance

Azucena Losana. Música: Piqueras Santangelo. (México)

Troco, performance de Azucena Losana.
Música: Piqueras Santangelo. (México)

20h10 | Sessão Especial

Memento Stella, de Takashi Makino.
Japão/ Hong Kong, 2018. 60’