ASSISTA AQUI | WATCH HERE

EXPERIMENTAÇÕES ESPECULATIVAS

Speculative experimentations

41 min

Abyssal

de Luisa Marques & Darks Miranda, Brasil, 2020, 13’

Synthetic Force

de Weiming Ho. Taiwan, 2019, 6’06’’

Strange Attractors

de Jing Wang e Harvey Goldman. China, 2020, 5’16’’

Life in the Future

de Caspar de Gelmini. Alemanha, 2020, 4’13’’

Autoimmune

de Marcos Serafim. Estados Unidos, 2020, 12’25’’

CURADORIA | CURATORSHIP

Cristiana Miranda
Lucas Murari
Luiz Garcia

A ficção especulativa é uma categoria importante na proposição de seres novos e imaginários. A produção artística é repleta de exemplos de criações que experimentam outros horizontes e possibilidades de mundo. A literatura e o audiovisual como um todo são campos privilegiados nesse sentido. Seus idealizadores se valem da aliança com as ciências naturais e humanas, bem como da imaginação poética. Este programa reúne uma série de filmes que transcendem a experiência do real e lidam sensorialmente com o incognoscível. É o caso de seres híbridos, tecnologias distópicas, elementos fantásticos e partículas subatômicas. A conexão com as ciências, a inteligência artificial e também os processamentos digitais de imagem são alguns dos recursos que foram angariados na elaboração estética de tais trabalhos.

Speculative fiction is an important category in the proposition of new imaginary beings. The artistic production is filled with examples of creations that experiment in other horizons and world possibilities. Literature and audiovisual as a whole are privileged fields in this sense. Their founders make use of the alliance between natural and human sciences, as well as the poetic imagination. This program gathers a series of films that transcend the experience of the real and deal in a sensorial way with the intangible. It is the case of hybrid beings, dystopian technologies, fantastic elements and subatomic particles. The connection with the sciences, with artificial intelligence and also the digital processing of images are some of the resources that were raised in the aesthetic development of such works.

Lucas Murari

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ZONA ABISSAL
ABYSSAL
de Luisa Marques & Darks Miranda. Brasil, 2020, 13’33

Sinopse | Synopsis
Um ser híbrido surge da exploração do látex e tenta sobreviver em meio à destruição do mundo como conhecemos, junto a outros seres reais e imaginados, agarrando-se ao que ainda pode existir depois do fim.
A hybrid being arises in a forest exploited for its latex and, together with other imaginary and real entities, tries to survive amid the destruction of the world as we know it, clinging to what may exist after its end.

Equipe | Crew
Direção | Direction: Luisa Marques & Darks Miranda
Montagem | Film Editing: Luisa Marques
Desenho de Som, Trilha Sonora Original | Sound Design, Original Soundtrack: Orlando Scarpa Neto

Contato | Contact
darksmiranda@gmail.com

FORÇA SINTÉTICA
SYNTHETIC FORCE
de Weiming Ho. Taiwan, 2019, 6’06’’

Sinopse | Synopsis
A força é tentada para manifestar uma vibração e um espectro como um objeto audível e visível – meditação audiovisual que inclui os pontos de vista máximo e mínimo entre nebulosase divisões celulares que refletem ciência ou sentido, escotoma ou princípio, ordem e fronteira, super-humano e não humanização. Existe alguma variante de campo invisível ou subliminar do sistema?
“Synthetic Force” The force is tried to manifest a vibration and spectrum as an audible and visible object – audio visual meditation which includes the maximum and minimum point of views between nebulae and cell divisions that reflect science or sense, scotoma or principle, order and border, super-human and non-humanization. Is there any invisible or subliminal field variant of the system?

Equipe | Crew
Direção, Som, Montagem, Desenho de Som | Direction, Sound, Film Editing, Sound Design: Weiming Ho
Produção | Production: Jiashing Liang

Contato | Contact
ascjoin@gmail.com

ATRATORES ESTRANHOS
STRANGE ATTRACTORS
de Jing Wang e Harvey Goldman. Estados Unidos, 2020, 5’16’’

Sinopse | Synopsis
Em meio ao vazio incerto e inefável de Shiva aniquilação gama e avalanches de um grão, o verticilo frenético e entorpecido de glúons e múons, estremece e trepida diante da alma de Demócrito. As bifurcações de Heisenberg, o enxame inquieto de Yin e Yang são calculados no efêmero piruetas do espaço e do tempo de Dirac.
Amid the ineffable uncertain void of Shiva’s gamma annihilation and one grain avalanches, the frenetic and torpid whorl of gluons and muons, shudder and judder upon the soul of Democritus. Heisenberg’s bifurcations, the restless swarming of Yin and Yang are reckoned in the ephemeral pirouettes of Dirac’s space and time.

Equipe | Crew
Direção, Produção | Direction, Production: Jing Wang, Harvey Goldman
Fotografia, Montagem, Animação | Cinematography, Film Editing, Animation: Harvey Goldman
Som, Desenho de Som, Trilha Sonora Original | Sound, Sound Design, Original Soundtrack: Jing Wang

Contato | Contact
hg_art@icloud.com

VIDA NO FUTURO
LIFE IN THE FUTURE
de Caspar de Gelmini. Alemanha / Finlândia, 2020, 4’26’’

Sinopse | Synopsis
« Vida no Futuro » faz parte de um projeto de um Clube de Estudantes de Cinema Finlandês ( Kino Club Helsinki ). Foi feito com os apoios do instituto de pesquisa de biologia alemão da Humboldt University Berlin, do Charité Hospital e do Alfred Wegener Institut Bremerhaven. A música foi feita por Caspar de Gelmini e Bernhard Range.
« Life in the Future » is a part of a project by a Finnish Film Student Club ( Kino Club Helsinki ). It was made with help by german Research Instituts for Biology (Humboldt University Berlin), Charité Hospital and the Alfred Wegener Institut Bremerhaven. The music was done by Caspar de Gelmini and Bernhard Range.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia | Direction, Cinematography: Caspar de Gelmini
Som, Trilha Sonora Original | Sound, Original Soundtrack: Caspar de Gelmini, Bernhard Range
Produção | Production: Verlag Neue Musik | Kino Club Helsinki

Contato | Contact
mail@caspardegelmini.de

AUTOIMUNE
AUTOIMMUNE
de Marcos Serafim. Estados Unidos, 2020, 12’25’’

Sinopse | Synopsis
Uma entidade não humana complica entendimentos comuns sobre HIV e queerness. Com agência sobre dados, ela distorce imagens de arquivo e as faz falar. Composta por processos de inteligência artificial para áudio e vídeo generativos, incluindo deepfakes, a obra explora relações entre tecnologia, política e doença.
A non-human entity complicates common understandings of HIV and queerness. With agencyover data, it distorts images from archives and makes them speak. Composed with artificial intelligence processes for generative audio and video, including deepfakes, the piece explores uncanny relations between technology, politics, and illness.

Equipe | Crew
Intérpretes | Performers: Cameron Michael Chase, Jadrian Tarver, Jon Tenbrink
Roteiro, Direção, Produção, Edição | Screenplay, Direction, Production, Film Editing: Marcos Serafim
Código Criativo | Creative Code: Ian Kirkpatrick
Trilha Sonora Original, Desenho e Mixagem de Som | Original Soundtrack, Sound Design, Mixing: Douglas McCausland
Pesquisa | Research: Chelsea Markuson, Ian Kirkpatrick, Marcos Serafim, Douglas McCausland
Fotografia | Cinematography: Daniel Hartley

Contato | Contact
mjsn.marcos@gmail.com

O EXTERIOR
L’OUTREMER
de Florian Maricourt. França, 2019, 6’51’’

Sinopse | Synopsis
« O Exterior » é outro poema filmado em um celular. É diurno, litorâneo, avança nas pedras, em frente ao mar, machuca os olhos, é tudo o sol, tudo em ondas, tudo em areia.
« L’outremer » is another poem filmed on the phone. It is diurnal, coastal, it advances on the rocks, in front of the sea, it hurts the eyes, it is all the sun, all in waves, all in sand.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Montagem, Desenho de Som, Produção | Direction, Cinematography, Film Editing, Sound Design, Production: Florian Maricourt
Som, Trilha Sonora Original | Sound, Original Soundtrack: Florian Maricourt, Gabriel Bristow

Contato | Contact
fmrt@protonmail.com

OI, BONITA
HELLO, BEAUTY
de Nikki Milan Houston. Estados Unidos, 2020, 6’05’’

Sinopse | Synopsis
Voltei para a cidade que achei que conhecia – Los Angeles. Meu único salvador acabou sendo um gravador de áudio. Clique. Comece. Brilho de luz vermelha. Usando pontas curtas de 16mm, saí com meu DP enquanto as ruas estavam vazias e, durante cinco dias, tentei capturar a beleza solitária. Por sua vez, eu me encontrei. Aqui está minha carta de amor para o lugar que aparentemente eu não consigo abalar.
I came back to the city I thought I knew — Los Angeles. My only savior became a tape recorder. Click. Start. Red light glow. Using short ends of 16mm, I went out with my DP while the streets were empty, and tried to capture the lonely beauty in five days time. In turn, I found myself. Here is my love letter to the place I can’t seem to shake.

Equipe | Crew
Direção, Som, Montagem, Design de Som, Produção | Direction, Sound, Film Editing, Sound Design, Production: Nikki Milan Houston
Fotografia | Cinematography: Andrea Calvetti

Contato | Contact
nikkimilanhouston@gmail.com

RECOMPENSA
BOUNTY
de Juana Robles. Suíça / Irlanda, 2020, 8’54’’

Sinopse | Synopsis
Encontrando um velho amigo em Berne, Suíça, para uma caça às luzes e alegrias das noites do final do verão há muito passadas.
Catching up with an old friend in Berne, Switzerland for a hunt on the lights and enjoyments of long past late summer nights.

Equipe | Crew
Realizado e produzido por | Directed and produced by Juana Robles.

Contato | Contact
jrobles@gmx.net

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE