ASSISTA AQUI | WATCH HERE

Sensibilidades ecológicas –
o cinema experimental
entre a natureza-cultura

Ecological
sensibilities – experimental cinema between nature-culture

49 min

de Miro Soares e Gabriel Menotti. Brasil, 2020, 25’

The Fabricated Wild

de Nick Twardus. Estados Unidos, 2020, 10’16’’

de Ezequiel Salinas. Argentina, 2019, 13’47’’

CURADORIA | CURATORSHIP

Cristiana Miranda
Lucas Murari
Luiz Garcia

Algumas das preocupações centrais das últimas décadas se referem a questões ecológicas. O planeta agoniza, assim como as inúmeras formas de vida que aqui coabitam. São problemas comuns a tudo e a todos, que transcendem as fronteiras geográficas e culturais-naturais. Ou, como diria a bióloga e filósofa Donna Haraway: “a extinção não é somente uma metáfora; o colapso do sistema não é um thriller. Pergunte a qualquer refugiado de qualquer espécie”. O cinema experimental tem se mostrado um importante sensibilizador dessas questões. Os filmes atuam como formas de resistência frente a crises contemporâneas. Os quatro trabalhos selecionados neste programa são exemplos de maneiras inventivas de abordar elementos ecológicos, trazendo à luz temáticas como o impacto do extrativismo mineral, a experiência estética da paisagem e o resgate da memória, tanto de uma etnia ameríndia ( Waimiri-Atroari ) como da existência de um rio em meio ao crescimento urbano. O que propõem é uma quebra de paradigmas estanques e, além disso, a abertura para novos olhares acerca do passado, presente e futuro.

Some of the main concerns of the last decades are regarding the ecological questions. The planet agonizes, just like countless forms of life that cohabit this habitat. These are common problems to each and everyone, that transcend the geographical and cultural-natural frontiers. Or, as the biologist and philosopher Donna Haraway would say: “the extinction isn’t only a metaphor, the collapse of a system is not a thriller. Ask any refugee of any species”. The experimental cinema has shown itself as an important tool to raise awareness of these questions. The films act as important forms of resistence before the contemporary crisis. The four selected works in this program are examples of inventive ways of approaching ecological elements, bringing to light themes like the impact of mineral extractivism, the aesthetic experience of landscapes and the rescue of the memories of both of an Amerindian ethnicity ( Waimiri-Atroari ) and the existence of a river in the middle of the urban growth. What they propose is the break of impervious paradigms and, besides that, the breach into new looks about the past, present and future.

Lucas Murari

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ROCHA MATRIZ
de Miro Soares e Gabriel Menotti. Brasil, 2020, 25’

Sinopse | Synopsis
Rocha Matriz é um documentário que examina a cadeia produtiva de rochas ornamentais a partir de uma consciência alienígena, que reimagina a matéria como informação. No percurso entre feiras, portos e pedreiras, traça conexões entre formas de trabalho cotidiano, o mercado global, tendências em design de interiores e o tempo profundo da Terra.
Rocha Matriz is a documentary short examining the production chain of ornamental rocks from the perspective of an alien consciousness, which understands matter as information. Navigating across trade fairs, harbors, and marble quarries, it traces connections between labor, the global commodities market, interior design trends, and the deep time of Earth.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Produção | Direction, Cinematography, Production: Miro Soares, Gabriel Menotti
Montagem | Film Editing: Iuri Galindo
Desenho de Som | Sound Design: Hugo Reis
Trilha Sonora Original | Original Soundtrack: Gavin Singleton

Contato | Contact
almirosoares@hotmail.com cinecristalliquido@gmail.com

O SELVAGEM FABRICADO
THE FABRICATED WILD
de Nick Twardus. Estados Unidos, 2020, 10’16’’

Sinopse | Synopsis
« O Selvagem Fabricado » explora as interseções entre o natural e o artificial na natureza selvagem da Flórida. Imagens estritamente da paisagem natural partem das técnicas tradicionais de visualização cinematográfica. A paisagem natural da Flórida está em primeiro plano no quadro, que comunica como o cinema fabrica a vastidão selvagem. 16mm, Super 8.
« The Fabricated Wild » explores the intersections between the natural and artificial within the Florida wilderness. Images strictly of the natural landscape break from traditional cinematic viewing techniques. The natural Florida landscape is foregrounded in the frame, which communicates how cinema fabricates the expansive wilderness. 16mm, Super 8.

Equipe | Crew
Direção | Direction: Nick Twardus

Contato | Contact
natwardus@gmail.com

SUQUÍA
de Ezequiel Salinas. Argentina, 2019, 13’47’’

Sinopse | Synopsis
Uma jornada pela memória do rio Suquía, um rio escuro, cheio de desespero e ressentimento pelo seu povo. Mas, como o Nilo, o Sena ou o Ganges, é um rio que tem muito a sussurrar sobre a cidade que viu crescer nas suas margens.
A journey through the memory of the Suquía, a gloomy river, full of desperation and resentment from its people. Like the Nile, the Seine and the Ganges, this river has much to whisper about the city that it has seen grow upon its banks.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia | Direction, Cinematography: Ezequiel Salinas
Som, Desenho de Som | Sound, Sound Design: Federico Disandro
Montagem | Film Editing: Martin Sappia
Produção | Production: Eva Caceres

Contato | Contact
bittervictoryfilms@gmail.com

O EXTERIOR
L’OUTREMER
de Florian Maricourt. França, 2019, 6’51’’

Sinopse | Synopsis
« O Exterior » é outro poema filmado em um celular. É diurno, litorâneo, avança nas pedras, em frente ao mar, machuca os olhos, é tudo o sol, tudo em ondas, tudo em areia.
« L’outremer » is another poem filmed on the phone. It is diurnal, coastal, it advances on the rocks, in front of the sea, it hurts the eyes, it is all the sun, all in waves, all in sand.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Montagem, Desenho de Som, Produção | Direction, Cinematography, Film Editing, Sound Design, Production: Florian Maricourt
Som, Trilha Sonora Original | Sound, Original Soundtrack: Florian Maricourt, Gabriel Bristow

Contato | Contact
fmrt@protonmail.com

OI, BONITA
HELLO, BEAUTY
de Nikki Milan Houston. Estados Unidos, 2020, 6’05’’

Sinopse | Synopsis
Voltei para a cidade que achei que conhecia – Los Angeles. Meu único salvador acabou sendo um gravador de áudio. Clique. Comece. Brilho de luz vermelha. Usando pontas curtas de 16mm, saí com meu DP enquanto as ruas estavam vazias e, durante cinco dias, tentei capturar a beleza solitária. Por sua vez, eu me encontrei. Aqui está minha carta de amor para o lugar que aparentemente eu não consigo abalar.
I came back to the city I thought I knew — Los Angeles. My only savior became a tape recorder. Click. Start. Red light glow. Using short ends of 16mm, I went out with my DP while the streets were empty, and tried to capture the lonely beauty in five days time. In turn, I found myself. Here is my love letter to the place I can’t seem to shake.

Equipe | Crew
Direção, Som, Montagem, Design de Som, Produção | Direction, Sound, Film Editing, Sound Design, Production: Nikki Milan Houston
Fotografia | Cinematography: Andrea Calvetti

Contato | Contact
nikkimilanhouston@gmail.com

RECOMPENSA
BOUNTY
de Juana Robles. Suíça / Irlanda, 2020, 8’54’’

Sinopse | Synopsis
Encontrando um velho amigo em Berne, Suíça, para uma caça às luzes e alegrias das noites do final do verão há muito passadas.
Catching up with an old friend in Berne, Switzerland for a hunt on the lights and enjoyments of long past late summer nights.

Equipe | Crew
Realizado e produzido por | Directed and produced by Juana Robles.

Contato | Contact
jrobles@gmx.net

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE