Programa Retrospectiva Pablo Mazzolo

Programa Retrospectiva Pablo Mazzolo

__________________

29/ SET | 19h30_ Cinemateca do MAM-RJ
> Sessão seguida de conversa com o artista Pablo Mazzolo

05/OUT | 20h_ CCSP

__________________

Pablo Mazzolo nasceu em Buenos Aires/Argentina em 1976 e se graduou em Imagem e Desenho de Som na Universidad de Buenos Aires.

Os filmes de Pablo Mazzolo utilizam o registro documental para navegar nas fronteiras entre a realidade e o sonho. Os seus filmes exploram a especificidade do filme como suporte, para construir paradigmas formais, onde a imagem cinética e o som constituem a mesma unidade perceptiva e são diferentes em cada obra.

Seus filmes participaram de festivais como Rotterdam, New York Film, Ann Arbor, Edinburgh, Videoex, Mostra (S8), L´Age D´or, Crossroads, entre outros. Pablo apresentou exposições individuais em museus e universidades como MassArt (EUA), FAMU (República Checa), San Francisco Cinematheque (EUA), MAMBA (Argentina), R. Tamayo (México), Excentric (Espanha). Seu trabalho foi premiado no Ann Arbor, Media City, National Fund of Ars, The Bienal of Moving Image.

Atualmente Pablo vive em Buenos Airtes, onde realiza workshops sobre percepção visual e criação de imagens em instituições especializadas em autismo. Ele também trabalha como Editor e Documentarista e é professor na Universidad Nacional de Quilmes.

__________________

O QUILPO SONHA CATARATAS
(EL QUILPO SUEÑA CATARATAS)
de Pablo Mazzolo.
Argentina, 2012, 10’50’’. S8mm/audio file

Sinopse_ Segundo os indígenas Comechingones, o rio Quilpo sonha com grandes quedas d´água pelo menos uma vez por ano. Quem estiver perto do rio naquele momento fará parte dos seus sonhos para sempre. Este filme foi filmado no santuário sagrado dos Comechingones.

“Este curta é um diário dos meus dias no rio Quilpo. Filmei com minha câmera Super 8 em uma área do rio Quilpo, em Córdoba, considerada sagrada pelos indígenas Comechingones. Como o Quilpo não possui cachoeiras, filmei as quedas d’água bem mais ao sul, perto de Mallín Ahogado, no Rio Negro. Então intervi na película não-revelada com luz, através de diferentes tipos de vidros e máscaras. Quando revelei o filme, reimprimi com luz frames positivos diferentes sobre um novo celulóide virgem. Material criando material. O rio se auto-alimentando. O filme implode. Eu procuro gerar condições para que o inesperado apareça.”

Pablo Mazzolo

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo | Música: Charly Zaragoza

__________________

CONJECTURAS (CONJETURAS)
de Pablo Mazzolo.
Argentina, 2013, 4’. S8mm/audio file

Sinopse_ Conjecturas sobre o animal que esbarra em si mesmo, almeja grandes coisas e enjoa de tudo.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo | Mixagem de Som: Alan Courtis

__________________

NN
de Pablo Mazzolo.
Argentina, 2017, 2’30’’. 16mm/audio file

Sinopse_ “NN” reanima material de arquivo de um jornal argentino. O filme reflete sobre o fantasma dos deparecimentos de civis durante a última ditatura militar na Argentina (1976-1982), tentando oferecer uma reflexão sobre o sujeito humano como anônimo.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo

__________________

OAXACA TOHOKU
de Pablo Mazzolo. Argentina, 11’25’’. 35mm

Sinopse_ Em 11 de março de 2011 um terremoto ocorreu na região costeira de Tohoku, no Japão. A ruptura das placas tectônicas expandiu-se por uma área de 100.000 km2. Do outro lado do Pacífico, na região costeira de Oaxaca, no México, um alerta máximo de tsunami foi disparado.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo

__________________

FOTOXIDAÇÃO (FOTOOXIDACION)
de Pablo Mazzolo. Argentina, 2013, 13’. 16mm/audio file

Sinopse_ Deseletronização de uma entidade molecular como resultado de fotoexcitação. A luz aumenta o seu estado de oxidação, ao mesmo tempo em que libera elétrons de radicais livres.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo

__________________

FISH POINT
de Pablo Mazzolo.
Argentina, 2015, 7’. 16mm (silencioso)

Sinopse_ O filme é uma exploração cinética através de Fish Point, a Reserva Natural Provincial de Pelee Island, em Ontario, Canadá.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo

__________________

CINZA VERDE (CENIZA VERDE)
de Pablo Mazzolo.
Argentina, 2019, 10’26’’. 35mm.

Sinopse_ Os indígenas Hênia-Kâmîare habitaram o atual território das Sierras de Córdoba (Argentina) por pelo menos 1.600 anos. Em 1575, a resistência liderada pelo cacique Onga foi encurralada e derrotada pelas tropas conquistadoras espanholas. Depois de resistir aos espanhóis na montanha Charalqueta (que recebeu esse nome em homenagem ao Deus da Alegria), centenas de mulheres, crianças e idosos Hênia-Kâmîare pularam do topo da montanha Colchoquí para evitar serem escravizados. A montanha Charalqueta foi rebatizada como Colchiqui (em homenagem ao Deus do Destino e da Tristeza). Este foi o maior suicídio coletivo no território hoje conhecido como Argentina.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo

__________________

THE NEWEST OLDS
de Pablo Mazzolo.
Argentina, 2022, 15’. arquivo digital

Sinopse_ “The Newest Olds” transforma as icônicas paisagens urbanas de Detroit, retirando edifícios das suas fundações e destruindo as fronteiras físicas, políticas e sensoriais entre o Canadá e os Estados Unidos, através de técnicas alquímicas, jogos de câmera e impressão óptica.

Equipe_ Realização e Direção: Pablo Mazzolo