Instalação 03
Curadoria_ Cristiana Miranda e Lucas Murari
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27 a 30/SET | 17h às 22h_ Cinemateca do MAM-RJ
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HIPOCAMPO (HIPPOCAMPUS)
de Víctor Ybazeta. Peru, 2022, 12’46’’
Sinopse_ Paita, o porto mais antigo do Peru desde os tempos coloniais, faz uma viagem sensorial pelo seu passado, presente e futuro.
Equipe_ Direção, Fotografía e Montagem: Víctor César Ybazeta | Som: Fiorella Vílchez | Animação: Valeria Salinas | Colorização: Manuel Zapata | Edição de Som: César Herrera | Trilha Sonora Original: Walter Álvarez
Sobre x artista_ Víctor Ybazeta é fotógrafo e criador audiovisual. Seu filme mais recente, “Hipocampo”, recebeu um prêmio de Estímulo Nacional concedido pelo Ministério da Cultura do Peru.
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BARRICADAS SÃO PONTES E IDEIAS NÃO PODEM SER ALVEJADAS
(BARRIKADEN SIND BRÜCKEN UND IDEEN LASSEN SICH NICHT ERSCHIEßEN),
de Johannes Gierlinger. Áustria, 2023, 12’36’’
Sinopse_ A obra “Barricadas são pontes e ideias não podem ser alvejadas” trata das barricadas e do caráter revolucionário destas chamadas pontes. Baseada na primeira fotografia de uma barricada em Paris, a videoinstalação coloca barricadas históricas, extraídas de litografias da revolução de Viena em 1848, em filmagens originais usando efeitos 3D. A obra trata da arquitetura das barricadas, das lutas históricas, e também de suas, técnicas culturais e questiona: as barricadas podem (ou poderiam) ser vistas como pontes?
Equipe_ Realização: Johannes Gierlinger | Assistência: Mira Klug | Renderização 3D: Stefanie Schwarzwimmer | Arranjo de Sintetizador Modular: Frank Rotmann | Voz em Off: Lara Sienczak
Sobre x artista_ Johannes Gierlinger (1985) estudou na Academia de Belas Artes de Viena. Em seu trabalho, ele trata da historiografia e também das formas de memória, rememoração e resistência. Ele se concentra no estudo de eventos, sistemas e convulsões históricas e explora até que ponto seus padrões e efeitos são visíveis e perceptíveis no presente. Nesse sentido, examina concatenações, leituras, dúvidas e possíveis imagens futuras na forma de obras ensaísticas. Ele exibiu seu trabalho em festivais e instituições de cinema nacionais e internacionais, dos quais destacam-se: Vision Du Réel Nyon (CH), Belvedere21 (AT), IMPAKT Festival (NL), Werkleitz Center for Media Art (DE), CPH: DOX (DK), Filmmakers Fest Milano (IT), Edinburgh IFF (GB), rotor Graz (AT), Salzburger Kunstverein (AT). Atualmente vive e trabalha em Viena.
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EMBERS FROM YESTERDAY, AFLAME
de William Hong-xiao Wei.
Reino Unido, 2022, 10’40’’
Sinopse_ Um vislumbre fugaz nas ocorrências triviais do cotidiano. Um êxtase absoluto da intimidade física visto através de filmes em celulóide, nos quais a vida da emulsão está se deteriorando. Através da evocação da tensão entre transitoriedade e continuidade, o filme desdobra a dialética da destruição e metamorfose.
Equipe_ Direção, Fotografia e Montagem: William Hong-xiao Wei | Som: Marianna Brown, Alexey Yakovlev e Sylvine
Sobre x artista_ William Hong-xiao Wei é PhD em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Ele examina o cinema poético contemporâneo através da poética tradicional chinesa. Seu curta-metragem de estreia foi exibido no FIDMarseille, e seus filmes experimentais têm sido exibidos em festivais de cinema de renome em todo o mundo.
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SUNSET FEVER
de Randolpho Lamonier e Victor Galvão.
Brasil, 2022, 10’42’’
Sinopse_ Sunset Fever, a ‘febre do pôr-do-sol’ é a paralisia e o êxtase de chegar ao fim do dia tendo todas as provas concretas de que o mundo acabou e ainda conseguir se surpreender de que existe ainda uma realidade para amanhecer no dia seguinte.
Equipe_ Direção e Fotografia: Randolpho Lamonier e Victor Galvão | Texto e Voz: Randolpho Lamonier | Edição e Trilha sonora: Victor Galvão | Fotografia Adicional: Artur Souza | Elenco: Randolpho Lamonier e Paola Rodrigues
Sobre x artista_ Randolpho Lamonier e Victor Galvão trabalham juntos desde 2012 realizando filmes experimentais em tom simultaneamente intimista e catastrófico, explorando uma grande variedade de mídias analógicas e digitais.
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JÚPITER EM ASCENSÃO
de Lígia Teixeira e Francisco Benvenuto.
Brasil, 2023, 3’33’’
Sinopse_ Filmado em um dia de lua cheia, entre os dias oito e nove de outubro de dois mil e vinte dois.
Equipe_ Direção, Conceito, Montagem e Som: Lígia Teixeira & Francisco Benvenuto | Revelação: Lab.Irinto Lab | Scan: Leche Lab
Sobre x artista_ Lígia Teixeira e Francisco Benvenuto são cineastas experimentais de Curitiba. Mestres em cinema experimental pela Universidade Estadual do Paraná, e idealizadores do Super Laboratório Solar – Laboratório de cinema experimental em película cinematográfica de Curitiba, e do Pan-Cinema Experimental – Festival Internacional de Curitiba. Uma de suas pesquisas são os processos botânicos de revelação fotoquímica, nos quais substituem os tradicionais químicos tóxicos de revelação de filme por ingredientes orgânicos, retirados da natureza, que são biodegradáveis e não geram impactos nocivos ao meio ambiente.
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APOPHENIAC
de Cedric Arnold. Tailândia, 2022, 4’49’’
Sinopse_ As memórias alteram-se com a recordação. Fotos quimicamente alteradas espelham os visuais da IA e as lacunas geram narrativas falsas na memória e nos sistemas de IA. “Apopheniac” (uma não-palavra) derivada de Apofenia (encontrar padrões na aleatoriedade) investiga a realidade. Inspirado por uma troca de mensagens no ChatGPT a respeito de falhas de memória humana e alucinações de IA, onde o chat-bot inventou um artigo de neurociência.
Equipe_ Conceito, Fotografia, Desenho de Som e Montagem: Cedric Arnold.
Sobre o artista_ Cedric Arnold (Reino Unido/França) combina abordagens documentais com experimentação. Seu trabalho explora o tempo, a memória e a percepção humana da realidade. Seus trabalhos têm sido exibidos internacionalmente e ele está baseado em Bangkok – Tailândia.