Instalação 01
Curadoria_ Cristiana Miranda e Lucas Murari
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27 a 30/SET | 17h às 22h_ Cinemateca do MAM-RJ
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SOB OBSERVAÇÃO (BAJO OBSERVACIÓN)
de Carolina Magnin e Diego Voloschin. Argentina, 2023, 6’38’’
Sinopse_
Descobertos em um armário, rolos de 35 mm esquecidos revelam o hobby secreto de um perito forense. Por meio das fotos, ele escapa, mescla a paixão com sua profissão, refletindo a impermanência da vida na expansão cósmica.
Equipe_
Direção: Carolina Magnin e Diego Voloschin
Edição: FiØrd studio
Sobre x artista_
Carolina Magnin é uma artista visual que trabalha com material de arquivo.
Diego Voloschin é compositor musical e percussionista. Ele atua em projetos multidisciplinares.
Ambos estão baseados em Buenos Aires.
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O DIA EM QUE O MUNDO FOI EMBORA (THE DAY THE WORLD WENT AWAY)
de Mélissa Faivre. França, 2023, 14’
Sinopse_ Uma exploração visual de cores, paisagens cinéticas e efeitos ópticos. Uma observação da natureza através da visão de um mundo macro feito de plantas, insetos, teias de aranha e detritos. O chão desmorona na crosta de superfícies monocromáticas, o mar voa em direção a infinitos pedaços de pixels, a paisagem camaleônica suspende o tempo.
Equipe_ Direção de Arte, Fotografía, Montagem e Edição de Som: Mélissa Faivre
Sobre x artista_ Mélissa Faivre cria imagens em movimento que apresentam realidades mescladas e distorcidas que procuram testar as coordenadas temporal e espacial fundantes para a experiência perceptiva.
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CÂMERA-OLHO
de Igor Ferraz. Brasil, 2022, 18’21’’
Sinopse_ Percurso de imagens e tecnologias entre seus usos militares e civis. Imagens de câmeras instaladas em máquinas para realizar trabalho: matar sem contato e percorrer sem contato. Distância e guerra. Afastamento e pandemia. E depois?
Equipe_ Pesquisa, Montagem e Direção: Igor Ferraz | Consultoria de Arte e Design: Nicole Peixoto
Sobre x artista_ Igor Ferraz experimenta com imagens desde 2015. É graduado em Comunicação Social pela UFRRJ e pós-graduado em Cinema Documentário pela FGV. “Câmera-Olho” é seu sexto curta-metragem.
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2CENT 10COIL
de Monteith McCollum. Océano Pacífico, 2022, 10’
Sinopse_ Parte ciência, parte história, “2cent / 10coil” é uma exploração das propriedades físicas de um selo postal dos EUA e das anomalias que ele apresenta quando submetido ao feixe de um microscópio eletrônico. Integrados no filme, estão as reflexões filosóficas e os discursos de um homem em suas últimas semanas de vida, em uma busca intitulada “A Viagem da Compreensão”.
Equipe_ Direção e Realização: Monteith McCollum
Sobre x artista_ Monteith McCollum é um artista multimídia que trabalha com vídeo/película, som e escultura. Seus filmes frequentemente exploram interseções entre a humanidade, a agricultura e o ambiente natural. Tanto seus documentários em formato mais longo quanto seus curtas experimentais foram exibidos nacional e internacionalmente na série “POV” da PBS, bem como em cinemas e museus como o The Museum of Modern Art, The Hirshhorn, as salas de cinema da HBO, e festivais taisn como o South by Southwest, o Hot Docs e o San Francisco International Festival. Seu trabalho mais recente tem se concentrado principalmente em processos sonoros e performances audiovisuais, entrelaçando intereses dentro do campo das gravações ambientais e montagens musicais utilizando violino e sintetizadores modulares. Muitos de seus filmes recentes têm se concentrado na pesquisa de tecnologias sonoras e processos científicos menos conhecidos dentro de práticas de gravação de som.
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TURBULÊNCIA (TURBULENCE),
de Telemach Wiesinger. Alemanha, 2022, 15’
Sinopse_ O filme poema “TURBULÊNCIA” situa-se no campo da tensão entre a fantasia surreal e a realidade multifacetada. As imagens de aviões feitas por Telemach Wiesinger a partir da perspectiva do viajante encontram os objetos cinéticos de asas do compositor Alexander Grebtschenko. As “Quimeras” controláveis eletronicamente – elegantes asas de pássaro com megafone – revelam uma presença expressiva de “atuação”.
Equipe_ Filme Poema e Fotografia: Telemach Wiesinger | Música e Esculturas: Alexander Grebtschenko
Sobre x artista_ Telemach Wiesinger nasceu em 1968 em Bielefeld – Alemanha. Seus trabalhos em película 16mm foram amplamente premiados, e tem sido apresentados em programas individuais ou performances e também em inúmeros festivais internacionais. Telemach Wiesinger também é professor visitante em universidades e escolas de arte.
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O FUNDO DO AR É CINZA
de Carolina Magalhães. Brasil, 2023, 13’18’’
Sinopse_ No Brasil de 2022, as máquinas são instrumentos do desenvolvimento e também da destruição. Em períodos sombrios da política brasileira, são as ferramentas de legitimação de um projeto que há anos tem o mesmo objetivo: fazer do Brasil o celeiro do mundo. As máquinas são os meios do fim, então? E no fim, sobrará algo ou seremos apenas cinzas?
Equipe_ Direção, Roteiro e Montagem: Carolina Magalhães | Edição: Julia Hettenhousen | Assistente de Edição: Gabriel Nasser | Mixagem e Edição de Som: Renato Junior e Eduardo Alves | Trilha sonora: timo Karáter – “Vestígio”; Ótimo Karáter – “Passagem elevada”; Ananda – “Transmissão para o fim do mundo” (Kenya20hz Remix); Kenya 20hz – “Não negociamos com terroristas”
Sobre x artista_ Carolina Magalhães é graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Roteirizou e montou o curta-metragem “O Fundo do ar é cinza”. O projeto foi selecionado para a mostra Concurso Curta Ecofalante, recebendo menção honrosa do júri.