Classificação Indicativa: Livre.
Cinemateca do
Museu de Arte Moderna
do Rio de Janeiro
(Av. Infante Dom Henrique, 85,
Parque do Flamengo, RJ)
17H_ Poéticas do experimental contemporâneoSessão seguida de debate com artistas e com os mediadores convidados Aaron Cutler e Mariana Shellard (Mutual Films)
5:00PM_ Poetics of the contemporary experimental Exhibition followed by debate with artists and guest mediators Aaron Cutler and Mariana Shellard (Mutual Films)
A inventividade formal é uma marca constante na história do cinema de vanguarda. Poéticas do experimental contemporâneo se concentra em procedimentos técnicos e estilísticos que evidenciam a própria linguagem. Foram selecionados filmes para esse programa que exploram o dispositivo, a percepção e a própria materialidade fílmica. As obras investigam, cada uma ao seu modo, a estética como potência criativa da vanguarda realizada nos dias de hoje, enfatizando que a radicalidade ainda é possível.
Formal inventiveness is a constant mark in the history of vanguard cinema. Poetics of the contemporary experimental concentrates on technical and stylistic proceedings that put language itself in evidence. The films that were selected for this program explore the devices, perception, and materiality of film itself. The works investigate, each in its own way, aesthetics as a creative potency of today’s vanguard, emphasizing that radicality is still possible.
Cristiana Miranda
Lucas Murari
Curadoria Curatorship
_________
de Kate Balsley. Estados Unidos, 2021, 3’30’’
de Viktoria Schmid. Áustria, 2022, 1’
de Michaela Grill. Áustria, 2021, 7’
de Natalia Lucía. Espanha, 2021, 5’35’’
de Adriana López Garibay. Espanha, 2021, 3’26’’
de Kristen Williams. Estados Unidos, 2022, 4’
de Francisco Benvenuto & Lígia Teixeira. Brasil, 2021, 5’43’’
de Rrose Present, Espanha, 2021, 5’42’’
de Emmanuel Lefrant. França, 2022, 8’25
de Santiago Vitale. Argentina, 2021, 3’58’’
de Gaspar Insfran. Paraguai, 2022, 11’04’’
de Ute Aurand. Alemanha, 2016, 5’
_________
Mediadores Convidados Guest Mediators: Mutual Film – Aaron Cutler & Mariana Shellard Mutual Films é uma parceria entre o crítico de cinema e programador Aaron Cutler e a artista plástica Mariana Shellard, ambos residentes em São Paulo. A parceria visa a realização de filmes e mostras de cinema. Entre suas atividades é a Sessão Mutual Films, realizada bimestralmente no Instituto Moreira Salles, cuja edição de setembro de 2022 traz para o Brasil filmes das cineastas Ute Aurand e Margaret Tait. Mais informações sobre seu trabalho podem ser conferidas no site mutualfilms.com.
Mutual Films is a a partnership between film critic and programmer Aaron Cutler and artist Mariana Shellard, both residents of São Paulo. The partnership aims to produce films and film exhibitions. Among its activities is the Mutual Films Session, held bimonthly at Instituto Moreira Salles, whose September 2022 edition will bring films by filmmakers Ute Aurand and Margaret Tait to Brazil. More information about their work can be found at mutualfilms.com.
18h30_ Tempos dos arquivos: usos e reusos do cinema de reciclagem | Exibição em digital
6:30PM_ Times of the archives: uses and reuses of recycling cinema
Tempos dos arquivos: usos e reusos do cinema de reciclagem é composto por uma série de filmes que tomam como princípio norteador a montagem com base em arquivos. As imagens e os sons são provenientes de origens das mais distintas: história do cinema, negativos perdidos, registros amadores, cenas em família, filmes de propaganda e cenas de videogames. Essas são algumas das fontes para atualização de um gesto dos mais importantes para a história da arte e das imagens, o uso estratégico do desvio.
Times of the archives: uses and reuses of recycling cinema is composed of a series of films that take editing archival footage as a guiding principle. The sounds and images come from diverse origins: the history of cinema, lost negatives, amateur recordings, family scenes, propaganda films, and scenes from video games. These are some of the sources for updating one of the most essential gestures in the history of art and of images, the strategic use of deviation.
Cristiana Miranda
Lucas Murari
Curadoria Curatorship
de Carlos Adriano. Brasil, 2022, 14’54’’
de Stuart Pound. Reino Unido, 2021, 4’04’’
de Bruno Christofoletti Barrenha. Brasil/Alemanha, 2022, 12’20’’
de Anne-Marie Bouchard. Canadá, 2021, 3’04’’
de Francesco Di Gioia. Itália, 2021, 11’24’’
de Justin Clifford Rhody. Oceano Atlântico,2022, 1’15’’
de Eliane Terra. Portugal, 2021, 5’41’’
de Peter Tscherkassky. Áustria, 2021, 20’
de Guli Silberstein. Reino Unido, 2022, 12’48’’
20H 8:00PM_ PERFORMANCE
de Cristiana Miranda. Brasil, 2022, 25’, 16mm