CURADORIA | CURATORSHIP
Cristiana Miranda
Lucas Murari
Luiz Garcia
A busca por formas particulares para a produção de imagens é o que distingue os processos criativos no cinema experimental. Essa intenção, historicamente fundada, propõe novos modos de ver, de tensionar a relação entre espectador e tela em camadas mentais e até mesmo físicas. Para isso, é comum se estabelecer relações simbióticas com as ciências e as artes, criando, muitas vezes, uma confluência entre a pesquisa estética e a científica. O programa de filmes aqui apresentando traz um compêndio desses exemplos, abrangendo desde criações impressionistas sobre nosso cotidiano, elaborações formais, até situações urgentes que vivemos atualmente. Notamos relações com as artes – música, poesia, pintura,escultura –, assim como o manejo repensado de objetos tecnológicos, e não somente aqueles de ponta, mas também a exploração daqueles considerados ultrapassados, ao se buscar demonstrar suas capacidades de maneira ampliada. Em ambos os casos, convergem em formulações estéticas que, apresentadas ao público, abrem-se em possibilidades de interações com o mundo.
The search for particular ways for image production is what distinguishes the creative processes in experimental cinema. This invention, historically founded, is to propose new ways of viewing, to stress the relationship between the viewer and the screen in mental and even physical layers. So it is common to establish symbiotic relations with science and arts, creating, many times, a confluence between the aesthetic research and the scientific research. The movie program presented here brings a compendium of these examples, comprehending from impressionistic creations about our daily lives, formal elaborations, or about critical situations we live in nowadays. We noticed the relations with the arts – music, poetry, painting, sculpture -, as with the rethought handling of technological objects, and not only the top notch, but also the exploration of those considered outdated, by trying to show their capabilities in a wide manner. In both cases they converge into aesthetic formulations that when presented to the audience open up in possibilities of interaction with the world.
Luiz Garcia
HABITAÇÃO
DWELLING
de Ben Fox. Reino Unido, 2020, 3’59’’
Sinopse | Synopsis
Reunindo fragmentos de uma existência criativa durante o confinamento no Reino Unido. Um morador solitário em um pequeno apartamento. O tempo passa, a memória se dispersa, corrói e desaparece. Um filme de acontecimentos animados, um documento de incerteza: o que eu me tornei ou o que eu era?
Piecing together fragments of a creative existence during the UK lockdown. A lone dweller in a small apartment. Time slips, memory disperses, erodes and fades. A film of animated happenings, a document of uncertainty: what have I become, or what was I?
Equipe | Crew
Direção | Direction: Ben Fox
Contato | Contact
[email protected]
PRESO NO SONHO DE OUTRA PESSOA
ATRAPADO EN EL SUEÑO DE OUTRO
de Ernesto Baca. Argen
tina, 2020, 2’50’’
Sinopse | Synopsis
A sinapse neuronal cria um espaço de conjunção de imagens mentais, que acontecem livremente, procurando significados. Mas um fantasma assiste e observa, é assim notado, que não há sonhos próprios.
Neuronal synapse creates a space of conjunction of mental images, which happen freely, looking for signifies. But a ghost watches and observes, it is thus noticed, that there are no dreams of their own.
Equipe | Crew
Direção | Direction: Ernesto Baca
Contato | Contact
[email protected]
FELICIDADE
BLISS
de Mariana Dianela Torres. México, 2019, 5’45’’
Sinopse | Synopsis
« Bliss » é sobre o fim do mundo e o fim da internet. A música criada por Edgar Mondragón reflete sobre a saturação de arquivos digitais no mundo pós-Internet. As imagens pretendem simular atmosferas caóticas. A partir da desintegração de vários símbolos visuais, uma fogueira se sobrepõe a materiais encontrados na internet misturados com material audiovisual pessoal que também simula fazer parte do arquivo digital. Cada camada é interposta ritmicamente e contrapontualmente de forma a pensar sobre a destruição do mundo.
« Bliss » is about the end of the world and the end of the internet. The music created by Edgar Mondragón reflects about the saturation of digital files in post-internet world. So the images are intended to simulate chaotic atmospheres. Starting from the disintegration of various visual symbols, a campfire is superimposed on materials found on the internet mixed with personal audiovisual material that also simulates being part of the digital archive. Each layer is rhythmically and counterpoint interposed in order to think about the destruction of the world.
Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Montagem, Produção | Direction, Cinematography, Film Editing, Production: Mariana Dianela Torres
Som, Desenho de Som, Trilha Sonora Original | Sound, Sound Design, Original Soundtrack: Edgar Mondragón * Prelinger Archives
Contato | Contact
[email protected]
ROCIO DAS VAGAS
BRUME OF THE BILLOWS
de Rodrigo Faustini. Brasil, 2020, 3’30’’
Sinopse | Synopsis
Evento e murmúrio: modular a atenção entre canais, como sintonizar no rádio, pode revelar sinais no ruído – uma das bases para a criptografia em "saltos de frequência", que dá lógica às redes móveis atuais. Na praia, redes falham, saltamos ondas, acumulamos tempos mortos, vagamos. ( Super8 filmados na década de 1970 e revelados apenas em 2020.)
Event and murmur: modulating attention through channels, like shifting through radio, can reveal signals in noise – the basis for "frequency hopping" cryptography, which gives the logic for mobile networks. At the beach, networks fail, we hop waves, acumulate dead time, roam. ( Super8 films shot in the 1970s and processed only in 2020.)
Equipe | Crew
Direção | Direction: Rodrigo Faustini
Revelação: SuperOff e Laboratório AGF
Contato | Contact
[email protected]
CARTA BRANCA
CARTE BLANCHE
de Roberto Voorbij. Países Baixos, 2019, 3’10’’
Sinopse | Synopsis
O vídeo « Carta Branca » foi inspirado na pintura « The Blank Check » de René Magritte, em que um cavaleiro na garupa de um cavalo parece estar entrelaçado a uma fileira de árvores. Tanto a pintura como o vídeo lidam com arquétipos e interpretações. Literal e figurativamente, os dois perguntam ao espectador “O que você preenche para o que você não sabe?”
The video ‘Carte Blanche’ has been inspired by the painting ‘The Blank Check’ by René Magritte, in which a rider on horseback appears to be intertwined with a row of trees. As well painting as video deal with archetypes and interpretation. Literally and figuratively do both ask the viewer “What do you fill in for what you don’t know?”
Equipe | Crew
Direção | Direction: Roberto Voorbij First
Assistant camera: Kerstin Heyen
Elenco | Cast: Anita de Gier, Take It Easy
Contato | Contact
[email protected]
O EXTERIOR
L’OUTREMER
de Florian Maricourt. França, 2019, 6’51’’
Sinopse | Synopsis
« O Exterior » é outro poema filmado em um celular. É diurno, litorâneo, avança nas pedras, em frente ao mar, machuca os olhos, é tudo o sol, tudo em ondas, tudo em areia.
« L’outremer » is another poem filmed on the phone. It is diurnal, coastal, it advances on the rocks, in front of the sea, it hurts the eyes, it is all the sun, all in waves, all in sand.
Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Montagem, Desenho de Som, Produção | Direction, Cinematography, Film Editing, Sound Design, Production: Florian Maricourt
Som, Trilha Sonora Original | Sound, Original Soundtrack: Florian Maricourt, Gabriel Bristow
Contato | Contact
[email protected]
ESTADOS VAZIOS
EMPTY STATES
de Jola Kudela. Reino Unido, 2019, 3’50’’
Sinopse | Synopsis
De acordo com a Sociedade Etérea, Holdstone Down é o lugar onde um extraterrestre da hierarquia "Mestre Cósmico" apareceu em 23 de julho de 1958. Todos os anos, centenas de pessoas escalam a colina trazendo novas pedras para a pilha no topo. Eles acreditam que ajudam a carregar uma bateria especial com energia espiritual a ser liberada quando o mundo mais precisar. Música “Empty States” escrita e interpretada por Julia Kent.
According to the Aertherius Society, Holdstone Down it’s the place where an extraterrestrial “Cosmic Master” appeared on the 23rd July 1958. Every year hundreds of people climb the Hill bringing new stones to the pile on the top. They believe, they charge a special battery with spiritual energy to be released when the world will most need it. Music “Empty States” written and performed by Julia Kent.
Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Desenho de Movimento | Direction, Cinematography, Motion Design: Jola Kudela
Trilha Sonora Original | Original Soundtrack: Julia Kent
Produção | Production: Jola Kudela,
Apoio | support: North Devon Artist Residency 2019
Contato | Contact
[email protected]
OI, BONITA
HELLO, BEAUTY
de Nikki Milan Houston. Estados Unidos, 2020, 6’05’’
Sinopse | Synopsis
Voltei para a cidade que achei que conhecia – Los Angeles. Meu único salvador acabou sendo um gravador de áudio. Clique. Comece. Brilho de luz vermelha. Usando pontas curtas de 16mm, saí com meu DP enquanto as ruas estavam vazias e, durante cinco dias, tentei capturar a beleza solitária. Por sua vez, eu me encontrei. Aqui está minha carta de amor para o lugar que aparentemente eu não consigo abalar.
I came back to the city I thought I knew — Los Angeles. My only savior became a tape recorder. Click. Start. Red light glow. Using short ends of 16mm, I went out with my DP while the streets were empty, and tried to capture the lonely beauty in five days time. In turn, I found myself. Here is my love letter to the place I can’t seem to shake.
Equipe | Crew
Direção, Som, Montagem, Design de Som, Produção | Direction, Sound, Film Editing, Sound Design, Production: Nikki Milan Houston
Fotografia | Cinematography: Andrea Calvetti
Contato | Contact
[email protected]
RECOMPENSA
BOUNTY
de Juana Robles. Suíça / Irlanda, 2020, 8’54’’
Sinopse | Synopsis
Encontrando um velho amigo em Berne, Suíça, para uma caça às luzes e alegrias das noites do final do verão há muito passadas.
Catching up with an old friend in Berne, Switzerland for a hunt on the lights and enjoyments of long past late summer nights.
Equipe | Crew
Realizado e produzido por | Directed and produced by Juana Robles.
Contato | Contact
[email protected]