VI Dobra

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

Perigo,
não ultrapasse

DANGER,
DO NOT TRESPASS

64 min

The White Death of the Black Wizard

de Rodrigo Ribeiro,Brasil. 2020, 10’20’’

Happy In The Gap

de Lucas H. Rossi dos Santos. Brasil, 2020, 12’

Fatherland

de Lívia Costa e Sunny Maia. Brasil, 2020, 7’40’’

de Jean-Michel Rolland. França, 2019, 4’28’’

Histoire de la revolution

de Maxime Martinot. França, 2019, 29’47’’

CURADORIA | CURATORSHIP

Cristiana Miranda
Lucas Murari
Luiz Garcia

O fracasso do projeto de mundo ocidental não é uma novidade; no entanto, o ano de 2020 trouxe essa evidência incontornável com a presença espectral, porque invisível, e absolutamente real, da pandemia. Será perigoso ultrapassar o limite imposto pela constatação de nossa precariedade na construção de formas compartilhadas de bem viver? Certamente e, com absoluta urgência, será necessário. Combatendo todas as formas de exclusão, o cinema experimental é uma arma que traz as vozes e as vivências daqueles que perturbam a ordem hegemônica opressiva da indústria cultural. O programa “Perigo, não ultrapasse” traz filmes em que a potência revolucionária do cinema experimental utiliza as ferramentas da montagem e a magia do movimento para fazer emergir vozes soterradas e visões críticas acerca da história colonial e das revoluções burguesas. Os discursos da luta de classe, as dores apagadas dos escravizados na economia colonial, os dilemas dos gestos e atos revolucionários são percorridos em filmes que vasculham acervos iconográficos e sonoros, aceitando o desafio de recontar a história e inventar novas imagens para expressar a violência e os impasses do mundo contemporâneo.

The failure of the Western world project isn’t new. However, the year 2020 has brought its unavoidable evidence with the spectral presence, because invisible – and absolutely real -, of the pandemic. Will it be dangerous to trespass the imposed limit by the discovery of our precariousness in the construction of shared manners of well living? Certainly and with absolute urgency it will be necessary. Fighting every form of exclusion, the experimental cinema is a weapon that brings the voices and the lives of those who disturb the oppressive hegemonic order of the cultural industry. The program “Danger, do not trespass” brings films where the revolutionary potency of the experimental cinema uses the tools of the montage and the magic of movement to help emerge trapped voices and critical visions about colonial history and the bourgeoisie revolutions. The speech of the class struggle, the faded pain of the enslaved in a colonial economy, the dilemmas, the gestures and revolutionary acts are covered in movies that dig deep into the iconographic and audible archives, accepting the challenge of retelling the history and making up new images to express the violence and the deadlock of the contemporary world.

Cristiana Miranda

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO
THE WHITE DEATH OF THE BLACK WIZARD
de Rodrigo Ribeiro, Brasil. 2020, 10’20’’

Sinopse | Synopsis
Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um poético ensaio visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial.
Memories of the Brazilian slavery past overflow into ethereal landscapes and harrowing noises. Through a visual poetic essay, an intimate and sensory journey reflects on the silencing and invisibility of black people in diaspora.

Equipe | Crew
Direção, Som | Direction, Sound: Rodrigo Ribeiro
Roteiro | Screenplay: Rodrigo Ribeiro, Timóteo
Fotografia | Cinematography: Carlos Adelino, Rodrigo Ribeiro
Montagem | Film Editing: Rodrigo Ribeiro, Carlos Eduardo Ceccon, Julia Faraco
Mixagem | Mixing: Leandro Cordeiro
Produtores| Film Production: Julia Faraco, Luiz Gustavo Laurindo, Rodrigo Ribeiro
Produção | Production: Gata Maior Filmes

Contato | Contact
[email protected]

SER FELIZ NO VÃO
HAPPY IN THE GAP
de Lucas H. Rossi dos Santos. Brasil, 2020, 12’

Sinopse | Synopsis
Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço.
A black essay on trains, beaches and occupying spaces.

Equipe | Crew
Direção, Montagem | Direction, Film Editing: Lucas H. Rossi dos Santos
Roteiro | Screenplay: Fermino Neto, Antonio Molina Burnes
Pesquisa | Research: Henrique Amud
Produção | Film Production: Fabiane Zanol, Maria Aparecida Rossi, Edna Gramasco
Som | Sound: Pedro Salles Santiago
Produção | Production: Coletivo Preto, Quarentena Voadora e Baraúna
Coprodução | Co-production: 9Oitavos

Contato | Contact
[email protected]

PÁTRIA
FATHERLAND
de Lívia Costa e Sunny Maia. Brasil, 2020, 7’40’’

Sinopse | Synopsis
Em uma fita VHS são narrados pensamentos sobre Pátria, nacionalismo e poder.
On a VHS tape, thoughts about Fatherland, nationalism and power are narrated.

Equipe | Crew
Direção, Montagem, Desenho de Som, Produção, Roteiro | Direction, Film Editing, Sound Design, Production, Screenplay: Lívia Costa, Sunny Maia
Fotografia | Cinematography: Sunny Maia
Som | Sound: Breno de Lacerda, Lívia Costa
Trilha Sonora Original | Original Soundtrack: Luana Flores
Animação | Animation: Lívia

Costa Contato | Contact
[email protected]

MASSACRE
de Jean-Michel Rolland. França, 2019, 4’28’’

Sinopse | Synopsis
17 fotografias encontradas na internet são retrabalhadas em uma fotovideografia para apresentar uma visão pessoal da tourada. Este documentário artístico, onde a cor vermelha, a cor do sangue, é onipresente, ignora deliberadamente a suposta beleza do gesto para focar na barbárie desta prática ultrapassada.
17 photographs found on the internet are reworked into a photovideography to deliver a personal vision of bullfighting. This artistic documentary where the red color, the color of blood, is omnipresent deliberately ignores the presumed beauty of the gesture to focus on the barbarism of this outdated practice.

Equipe | Crew
Produção, Direção | Production, Direction: Jean-Michel Rolland

Contato | Contact
[email protected]

HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO
HISTOIRE DE LA RÉVOLUTION
de Maxime Martinot. França, 2019, 29’47’’

Sinopse | Synopsis
História da revolução – e trocadilhos. Sonoros ou visuais. De lutas ou de cinema.
History of the revolution – and puns. Aural or visual. Insurgent or cinematic.

Equipe | Crew
Direção | Direction: Maxime Martinot
Montagem | Film Editing: Théophile Gay-Mazas
Desenho de Som | Sound Design: Victor Praud
Produção | Production: Don Quichotte Films

Contato | Contact
[email protected]

O EXTERIOR
L’OUTREMER
de Florian Maricourt. França, 2019, 6’51’’

Sinopse | Synopsis
« O Exterior » é outro poema filmado em um celular. É diurno, litorâneo, avança nas pedras, em frente ao mar, machuca os olhos, é tudo o sol, tudo em ondas, tudo em areia.
« L’outremer » is another poem filmed on the phone. It is diurnal, coastal, it advances on the rocks, in front of the sea, it hurts the eyes, it is all the sun, all in waves, all in sand.

Equipe | Crew
Direção, Fotografia, Montagem, Desenho de Som, Produção | Direction, Cinematography, Film Editing, Sound Design, Production: Florian Maricourt
Som, Trilha Sonora Original | Sound, Original Soundtrack: Florian Maricourt, Gabriel Bristow

Contato | Contact
[email protected]

OI, BONITA
HELLO, BEAUTY
de Nikki Milan Houston. Estados Unidos, 2020, 6’05’’

Sinopse | Synopsis
Voltei para a cidade que achei que conhecia – Los Angeles. Meu único salvador acabou sendo um gravador de áudio. Clique. Comece. Brilho de luz vermelha. Usando pontas curtas de 16mm, saí com meu DP enquanto as ruas estavam vazias e, durante cinco dias, tentei capturar a beleza solitária. Por sua vez, eu me encontrei. Aqui está minha carta de amor para o lugar que aparentemente eu não consigo abalar.
I came back to the city I thought I knew — Los Angeles. My only savior became a tape recorder. Click. Start. Red light glow. Using short ends of 16mm, I went out with my DP while the streets were empty, and tried to capture the lonely beauty in five days time. In turn, I found myself. Here is my love letter to the place I can’t seem to shake.

Equipe | Crew
Direção, Som, Montagem, Design de Som, Produção | Direction, Sound, Film Editing, Sound Design, Production: Nikki Milan Houston
Fotografia | Cinematography: Andrea Calvetti

Contato | Contact
[email protected]

RECOMPENSA
BOUNTY
de Juana Robles. Suíça / Irlanda, 2020, 8’54’’

Sinopse | Synopsis
Encontrando um velho amigo em Berne, Suíça, para uma caça às luzes e alegrias das noites do final do verão há muito passadas.
Catching up with an old friend in Berne, Switzerland for a hunt on the lights and enjoyments of long past late summer nights.

Equipe | Crew
Realizado e produzido por | Directed and produced by Juana Robles.

Contato | Contact
[email protected]

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE

ASSISTA AQUI | WATCH HERE