Curadores

Sobre os Curadores

Cristiana Miranda_

Cristiana Miranda é artista visual, pesquisadora e curadora natural do Rio de Janeiro. Em 2017, realizou uma retrospectiva de seus filmes na Cinemateca do MAM-RJ, “Pequenos Poemas – Filmes de Cristiana Miranda”, organizada pelo Risco Cinema. Participou de diversas Mostras de Arte e Festivais de Cinema Experimental no Brasil e no exterior. Entre as galerias e museus que expôs no Brasil estão Centro Cultural São Paulo (2023), Paço Imperial (2022) e Gentil Carioca (2011). Entre os festivais internacionais participou de Crossroads Film Festival – San Francisco Museum of Modern Art (San Francisco, USA, 2019 e 2017), Mientras Tanto CINE (Montevideo, 2022, 2021 e 2020), 1666 Festival Internacional de Cinema (Rio de Janeiro, 2019, 2020 e 2021), Festival de Cine Cámara Lúcida (Quito, 2020), Experiments in Cinema (Albuquerque, USA, 2022 e 2019), XIX Función Cinema Cínico (Buenos Aires, 2019), Alchemy Film & Art Festival (Hawick, Escócia, 2019), Festival des Cinémas Différents de Paris (Paris, 2009). É Doutora em Artes pelo PPGARTES/UERJ e Mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/UFRJ. É criadora e curadora do DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental, que acontece anualmente na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM/RJ. É professora nos cursos de Cinema e de Design da FACHA.

Lucas Murari_

Lucas Murari é curador e pesquisador de cinema. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Em 2019 fez a curadoria do “GastProgramm Brazil” – VIDEOEX – International Experimental Film & Video Festival Zurich – Suíça. Organizou projeções de filmes em Paris: “Des natures” (Braquage/Espace en Cours, 2018) e “Expanded  Nature” (Light Cone/Luminor Hôtel de Ville, 2022). Realizou retrospectivas como “O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora” (CCBB), “Kafka e o Cinema” (Caixa Cultural), entre outras. Atua como curador de eventos como DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental, Conversas com o Audiovisual Brasileiro Experimental (C.A.B.E.), Curta Cinema e Pan-Cinema Experimental. Publicou o livro “Expanded Nature – Écologies du cinéma expérimental” (Light Cone, 2022), em co-autoria com Elio Della Noce.

Curadores convidados

Ángela López Ruiz_

Ángela López Ruiz é artista visual, curadora independente, escritora e videoartista. Pesquisadora de cinema experimental e de cinema comunitário no Sul Global. Professora universitária, ativista do movimento de artistxs feministas e das espiritualidades de matrizes afroindígenas. Ela tem mestrado em Estudos Latino-Americanos e graduação em Artes Visuais pela UdelaR. Faz parte do coletivo FAC e do Laboratorio de Cine-FAC.

Mónica Delgado_

Mónica Delgado é crítica e curadora de cinema peruana. É professora de Comunicação na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, e diretora da revista Desistfilm (https://desistfilm.com/). Em 2020 publicou um livro sobre as origens da crítica de cinema no Peru baseado nos textos da escritora María Wiesse. Ela possui mestrado em Literatura e Estudos Culturais. Mónica Delgado está atualmente envolvida em sua pesquisa de doutorado sobre história da arte.

Sebastian Wiedemann_

Sebastian Wiedemann é cineasta, artista-pesquisador e filósofo. É professor assistente na Escola de Artes da Universidade Nacional da Colômbia e sua obra cinematográfica já recebeu retrospectivas na Espanha, Irlanda, Colômbia, Brasil e México. Doutor em Práticas Artísticas, Aprendizagem e Filosofia pela Unicamp, desde 2013 é curador e editor da plataforma Hambre – espacio cine experimental (hambrecine.com), onde já curou inúmeros programas para mostras e festivais da América Latina e Europa, além de ter editado os livros “La Radicalidad de la Imagen: Des-bordando latitudes latino-americanas”, “Sobre algunos modos del cine experimental” (2016) e “Pensamientos migrantes: Intersecciones cinematográficas” (2020).